06 maio 2013

[Resenha] "Bilionários por acaso: A criação do facebook, uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição" de Ben Mezrich

Editora: Intrínseca
Páginas: 228
Best-seller do The New York Times, Bilionários por acaso é uma narrativa em alta voltagem sobre dois estudantes desajustados de Harvard que tentavam aumentar suas chances com o sexo oposto e terminaram criando o Facebook.
Protagonizada pelo brasileiro Eduardo Saverin, estudante de economia, e pelo norte-americano Mark Zuckerberg, gênio da informática - amigos que sobreviviam num ambiente repleto de alunos brilhantes de famílias supertradicionais - mostra a trajetória da criação da rede social que se tornou uma das mais poderosas empresas do mundo e que revolucionou a maneira como milhões de pessoas se relacionam.Ben Mezrich revela os detalhes picantes dos bastidores dessa verdadeira saga, em uma narrativa movida a altas doses de paranoia, sexo, bebida, talento, alguma droga e muita ambição, entre investidores poderosos, mulheres maravilhosas, a busca do estrelato social e muitas, mas muitas intrigas. Criado para unir as pessoas, a história do Facebook é de desavenças e separação.



Sou totalmente suspeito para falar sobre “Bilionários por Acaso a criação do Facebook, uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição” afinal sou um fã imensurável de tal rede social, mas vou tentar.

Em Bilionários por Acaso o autor, Ben Mezrich, tenta descrever com a maior precisão possível a criação da rede social que revolucionou a história da internet nos últimos tempos. Mostrando desde o momento que Eduardo Severin se encontra pela primeira vez em Havard com Mark Zuckerberg até o processo judicial que ocorreu quando o Facebook já era um fenômeno mundial.

Quando comprei o livro minha primeira a impressão ao ler o subtítulo “Uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição” foi que tinha um pouco de exagero, mas a partir do momento que comecei a lê-lo percebi que, em uma biografia onde os protagonistas são dois universitários, nada pode ser exagerado. Realmente nós temos uma história bilionária, com um gênio da computação que também é o maior sacana em relação a trair seus próprios amigos em busca do sucesso e muitas cenas de sexo.  Chega a ser rotineiro encontrar durante o livro o verbo “trepar” em todas as suas conjugações possíveis.

Tenho que confessar que essa foi a primeira vez que leio um livro no qual fizeram um filme a altura. Como disse na minha primeira Caixinha Encantada, o filme A Rede Social foi inspirado neste livro e me surpreendeu tamanha qualidade. Então, para quem não gosta de ler (infelizmente existem pessoas assim) ou quem não gosta de livros biográficos eu recomendo o filme, obvio que não vai ter as cenas de sexo e nem as diversas conjugações do verbo “trepar” mas vale a pena mesmo assim.

Lado Negativo: Foram as passagens de tempo, principalmente na transição de um capitulo para o outro onde diversas vezes eram confusas e mudavam por completo o foco da história.
Lado Positivo: durante todo o livro você tem notas de rodapé explicando quem era tal pessoa, o que era tal lugar, afinal de contas o enredo se passa em outro país, com outra cultura e era totalmente necessário para compreensão da história.

Super Abraço, Victor Rosa :)

5 comentários:

  1. Olá. tudo bem com vocês ?
    Passando para retribuir a visitinha de vocês e dizer que gostei muito da resenha. Mas esse não seria tipo de livro que eu pegaria para ler, pois fico entediada, por isso fico nas minhas historias memso (risos)
    E outra coisa, queria avisar que já estou seguindo vocês aqui.
    Se puderem fazer o mesmo e também curtir a minha pagina do facebook me avisem...pois farei o mesmo. Deixa o link para que eu possa curtir tambem.
    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o filme e achei muito bom, mas esse não seria um livro que eu compraria, não faz muito meu estilo e porque tenho outras prioridades. Mas se eu ganhasse leria tranquilo, deve ser no mínimo interessante.

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Estou louco nesse livro já a um tempo e acho que vou comprar em breve porque está muito barato, mas primeiro vou ler O Efeito Facebook, adorei a resenha :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  4. Olá, vc foi tagueado no meu blog http://resenhasemuitomais.blogspot.com.br/2013/05/tag-3-em-1.html
    Esta é uma tag para nos ajudar a nos promover, e também para promover a amizade entre os blogs.

    ResponderExcluir
  5. Victor querido parabéns pela resenha ficou ótima. Se eu tivesse oportunidade leria, mas nao seria uma prioridade de compra entendes!!! Nem vi o filme, quem sabe em breve, valeu pela dica.
    Lembro quando todos usavam orkut e achavam o facebook Muito metido a besta e até complicado, mas o tempo passou e o face começou a fazer sucesso e de um dia para o outro usar orkut era brega e todos estavam com perfil no face. Confesso que gosto, mas muitos não sabem usar a rede, no que diz respeito a postar fotos de animais sangrando, correntes religiosas e fotos muito intimas, enfim para aqueles que sabem usar com moderação é um meio de comunicação interessante. Enfim deve ser interessante conhecer essa historia.
    Victor se quiser me procura lá no face meu nome esta Aline Coelho Cury.
    Abraço querido e sucesso!!!!

    ResponderExcluir