16 maio 2013

[Resenha] "A Revolução dos Bichos" de George Orwell


Editora: Companhia das Letras
Páginas: 147
Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto. 

A Revolução dos Bichos retrata a história de um grupo de animais que criam uma revolução na granja onde vivem para livrarem-se da exploração humana tomando como base os ideais do Grande Major, um porco que antes de morrer relata um sonho onde todos os animais viviam igualmente. Por serem considerados os mais inteligentes os porcos lideraram a revolução, mais especificamente Bola-de-Neve e Napoleão, e assim começa o Animalismo.

Bola-de-Neve realmente pensava no bem dos animais, porém Napoleão através de um golpe conseguiu expulsa-lo da fazenda e ainda fazer com que todos os animais acreditem que Bola-de-Neve fosse um traidor. Napoleão, aos poucos, trouxe ao seu governo um sistema totalitarista, explorando todos os animais, forçando-os a trabalharem exaustivamente e a dormirem no curral enquanto ele e os outros porcos tinham uma vida de descanso dentro da casa.

George Orwell consegue brilhantemente retratar a Revolução Russa e seus acontecimentos através deste livro, substituindo as pessoas por animais. Pode-se perceber a existência de Lênin que foi substituído pelo porco Grande Major, Trotsky idealizado pelo porco Bola-de-Neve e Stalin que na história é representado pelo opressor Napoleão.  O Animalismo idealizado pelo grande Major onde todos viveriam em um mundo de iguais assemelha-se ao Socialismo, porém a crítica maior é sobre o governo de Stalin que transformou os ideais socialistas em um sistema de tirania e opressão.

Começando com uma visão utópica de mundo e terminando com ideais fracassados o livro critica fortemente a vida miserável que vivia a população soviética durante a II Guerra Mundial, época que foi escrito. Portanto, para quem tem interesse em ler A Revolução dos Bichos é recomendável estudar e entender um pouco sobre a Revolução Russa, pois sem tal conhecimento toda a essência do livro vai passar despercebida dando a impressão de ser uma história infantil e sem lógica.

Super Abraços, Victor Rosa :)

12 comentários:

  1. Oi Victor :)

    Estou loucoo nesse livro, tenho que lê-lo para fazer um trabalho de história e estou super feliz ( só queria ter lido antes de precisar realmente ), abraços !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito boa a resenha. Adoro história e adoraria ler esse livro.

    Victor deixei uma TAG pra você lá no blog.

    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/2013/05/tag-alfabeto-literario.html

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    A resenha ficou boa.
    Já li esse livro faz um bom tempo.
    Mas não gostei dele. rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é muito bom! Gosto muito da forma como o autor fez a crítica a Stalin. Adorei a resenha ;)

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nos últimos meses muitos blogueiros amigos tem lido e resenhado esse livro. Confesso que apesar dele ser um clássico não tenho vontade de ler ele, principalmente por causa dessa temática da revolução russa, enfim já li o livro 1984 do mesmo autor e adorei, muito interessante. Mas parabéns pela resenha, ficou ótima, só senti falta de saber um pouco mais sobre suas impressões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Aline realmente agora que você falou eu percebi :/ Eu sempre gosta dessas sugestões, é como se eu anotasse elas em um bloquinho na minha mente. Beijões

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Hey Victor! Tudo bom?

    Muitas pessoas veneram o autor quando leem um livro seu, eu não li nada dele! Y_Y #TristeRealidade!

    Mas com certeza vou começar por esse quando eu for ler! Adorei sua resenha, bem explicativa e realmente a estória - que eu particularmente não sabia do que se tratava - me pareceu BEM bacana! Adoro pontos críticos seja em clássicos ou em estórias atuais.

    Adorei seu blog e já estou seguindo!
    Abraço amigo, passa lá no meu ;) Voltarei por aqui viu... hehe
    > http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá meus queridos, tudo bem ?
    Primeiramente gostaria de agradecer pela sua participação na PROMOÇÃO em trio que está rolando em meu blog.
    Segundo dizer que eu adorei sua resenha, mas que sinceramente não é meu tipo de leitura, até porque eu gosto mais de Romance, Aventura, Suspense e Ação...Enfim...Mas ficou muito boa. Parabens.
    Você conseguiu passar tudo sobre o livro =]

    Olha, gostaria de pedir permissao para colocar o link da PROMOÇÃO aqui nos comentarios do seu
    blog para quem quiser PARTICIPAR, porque é muito bom que outros leitores vejam. Espero que esteja tudo bem pra vc.
    Qualquer coisa vc me avisa que eu retiro tá ?

    Se cuida minha querida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2013/05/prmocao-deu-louca-nos-blogs-i-love-my.html

    ResponderExcluir
  9. A premissa do livro me chamou bastante atenção. O livro me lembra um filme de comédia, mas a diferença está na seriedade da estória do livro e parece ser um bom livro. Amei sua resenha :)

    Beijos, estou seguindo!
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Leio comentários ótimos tanto da obra em si como do autor. Acho interessante isso de usar animais para fazer uma crítica aguçada e consistente a sociedade.

    E esse mandamentos aí, hein?! são ótimos! Haha'

    Gostei muito de tudo que você falou. Acho que só aumentou meu desejo de ler mais obras de Orwell. Para quem quer ler esta, aqui fica, grátis para o povo:
    http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Revolucao-dos-Bichos

    ResponderExcluir
  11. Oi adorei.. muito obrigado, depois de ter lido sua resenha...me interessei pelo livro....mas vc já leu o livro reverso ... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir