17 outubro 2013

[Resenha] "Em Chamas" de Suzanne Collins



Olá Encantados, tudo bem? Acho que estou meio enferrujado com resenhas (tanto tempo que não faço uma), mas prometo me esforçar para que ela saia boa. Vamos nessa :)


Título: Em Chamas
Autor (a): Suzanne Colins
ISBN: 978-85-7980-064-1
Editora: Rocco

Páginas: 413
Classificação: 5/5 Percys

CUIDADO: CONTÉM SPOILLER DE JOGOS VORAZES!
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Depois de terminarem a septuagésima quarta edição dos Jogos Vorazes com dois ganhadores, Peeta Mellark e Katniss Everdeen, graças ao episódio das amoras o presidente Snow encarou tal ato como uma afronta a Capital, o que realmente foi e no fim também tornou-se o incentivo para que diversos distritos começassem suas rebeliões.

Katniss finalmente torna-se rica e morando na Vila dos Vitoriosos, junto com Peeta e Haymitch, achando que teria uma vida sossegada, mas o futuro dela é incerto e repleto de surpresas. Com vários conflitos acontecendo em diversos distritos o Presidente Snow obriga Peeta e Katniss a voltarem com o joguinho de casal apaixonado no intuito de tentar apaziguar a fúria da população. Plano fracassado, ao contrário do imaginado a Turnê dos Vitoriosos (ganhadores passam por todos os distritos) acendeu ainda mais as chamas a muito tempo adormecidas.

Para infelicidade de Katniss, ela e Peeta voltaram para a Septuagésima Quinta edição dos Jogos Vorazes (não creio que seja spoiller, todos sabem pelo trailer do filme), também conhecida como Massacre Quartenário. Quando criou-se o Jogos Vorazes decidiu-se que a cada 25 anos algo de diferente seria feito e nesta edição cada distrito deveria "entregar" um competidor masculino e um feminino dentre o rol de vitoriosos vivos.

"-No aniversário de setenta e cinco anos, para que os rebeldes não se esqueçam de que até mesmo o mais forte dentre eles não pode superar o poder da Capital, o tributo masculino e o tributo feminino serão coletados a partir do rol de vitoriosos vivos." (Presidente Snow)

É a partir desde momento que Suzanne Collins põe em prática sua escrita irresistível, sensacional e implacável. Em Chamas é o tipo de livro que do começo ao meio é emocionante, porém morno, mas do meio para o final li sentindo a adrenalina dos personagens, meu coração palpitava, simplesmente devorei o livro de tão fantástico que é. O final do livro é SURPREENDENTE, me pegou completamente de desprevenido e deixa um gancho para A Esperança que minha vontade foi de matar Suzanne Collins (risos). Inevitavelmente, quem gostou de Jogos Vorazes saiba que sua continuação é MUITO MELHOR!

A Rocco está de parabéns quanto a diagramação, as folhas são amareladas, as letras com tamanho razoável e os começos de cada Parte (o livro é composto de três partes) e de cada capítulo tinham os mesmos detalhes de Jogos Vorazes, mantendo um padrão. Nada mais merecido que 5 Percy's.

Super Abraço, Victor Rosa!

5 comentários:

  1. Hey!

    Em Chamas é mesmo maravilhoso! Bem melhor que o primeiro e que o terceiro tambem. O melhor da serie, e um dos melhores que ja li! Quase morri com o final eheh

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua resenha, já li toda a trilogia e acho praricamente perfeita! E concordo com você, a continuação É BEM MELHOR, na minha opinião, o melhor livro é Em Chamas, hehe.

    Beijos & Queijos

    http://reading-all-the-time.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Victor nem fala, estou louca para ler esse livro. Será o primeiro da lista de leitura de novembro, com certeza. Fico feliz que vc tenha gostado tanto, sei que vou gostar pq amei a narrativa eletrizante de Jogos Vorazes!!! Enfim parabéns pela leitura e resenha!!!!
    Que venha o filme agora né!!!???

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  4. Em chamas é simplesmente PERFEITO, nunca ia imaginar um final tão eletrizante, e parabéns pela resenha, está otima!!!!

    ResponderExcluir