15 dezembro 2013

[Formadores de Encantos] Lilian Farias


Olá Encantados, tudo bem? Hoje no Formadores de Encantos,a entrevista é com Lilian Farias, autora de O céu é logo ali.


Lilian Farias é graduada em Letras Português pela UPE, pós-graduada em Linguística pela POSEAD e membro correspondente da ALTO – Academia de Letras de Teófilo Otoni. Educadora de profissão e apaixonada pela literatura. Para sentir a vida pulsando, nos horários vagos ouve música e faz poesia. Autora do livro “O céu é logo ali” e criadora do blog Poesia na alma. Encantada com a arte de educar e apaixonada pela arte de poetar! 









Vamos a entrevista:

E.P. - Em poucas palavras, quem é Lilian Farias?

Lilian Farias é só Lilian, mas ama escrever e ainda acredita na educação. 

E.P. - Quando você percebeu que seu destino era escrever um livro?

Eu acho que isso já existia em mim e como um vulcão, na hora certa, entrou em erupção. Mas não consigo te responder pelo tempo de cronos...  Um belo dia eu acordei e disse: agora é a hora! 

E.P. - Qual  à sensação ao receber seu trabalho feito e pronto para ser vendido?

Uma vez vi uma mãe que acabara de parir segurar o filho nos braços cansados e chorar; talvez seja essa a sensação. Eu sinto um alívio centenário e um amor incondicional!

E.P. - O que foi mais difícil no começo, antes de publicar o livro, e o que é mais difícil agora para manter a carreira?

O mais difícil antes de publicar o livro foi vencer os meus preconceitos e acreditar em mim, conseguir editora foi fácil. Manter a carreira no Brasil é complexo, pois falamos de um país que ainda está se estruturando do ponto de vista literário, educacional e até cultural. O escritor não tem incentivo por parte do Governo e, às vezes, tudo conspira contra nós... 

E.P. - Onde surgiu sua motivação para escrever um livro? Teve algum autor, filme, série, enfim algo ou alguém que contribuiu para sua decisão?

Até então, eu só escrevia poesias, mas uma professora da faculdade pediu um texto que contasse com a técnica do fluxo da consciência, eu fiz e tive que ler em voz alta para toda a sala e para a profª que é Mestre em Teoria da Literatura (eita drama) Emoji... A sensação que o texto causou nas pessoas, me deram o fôlego para continuar e escrever meu primeiro romance psicológico! ^^

E.P. - O que você mais gosta em suas próprias estórias?

Sentir todo o fluxo dos personagens; brincar com os arquétipos; ser livre; ser polêmica etc. 

E.P. - Tem algum livro, além dos seus, que você tenha algum carinho especial?

Muitos. Mulheres que correm com os lobos, A hora da Estrela, Círculo de xamãs, Pra que ter razão se eu posso ser feliz; O tempo entre costuras, O pequeno príncipe, A festa; A menina que roubava livros, Senhor dos anéis; O mundo de Sofia; A fada que tinha idéias... (perdi o fôlego) etc.

E.P. - Qual tem sido a reação do público frente à "O céu é logo ali"? Como é receber elogios de um trabalho que com certeza não é fácil?

Eu já encontrei todo tipo de reação, do "eu não entendio nada" até "esse livro mudou a minha vida". O mais interessante é que o livro fala de liberdade e, lógico, ele leva o leitor ao próprio conceito de liberdade... Saber dessa sensação causada pela leitura é maravilhoso. Também gosto da crítica negativa, ela nos engrandece como escritor!!!

E.P. - Partindo para o lado pessoal, quais são seus hobbies?

Ler; ouvir música; comer chocolate; namorar, amar; rir (até d+);  ir à praia; ser blogueira etc.

E.P. - Quais seus planos para 2014?

Quero lançar Mulheres que não sabem chorar, continuar no Mochila literária* e escrever mais, muito mais... 

E.P. - Vamos para uma rapidinha....

Amor - liberdade
Sexo - muito bom e de preferência muitas vezes... 
Sucesso - respirar
Literatura - prazer
Vida - transformar para ser infinito
O Homem - Feminino/feminino (yan yang)
A Mulher - Masculino/feminino (yan yang)
Teatro - iluminação 

E.P. - Muito obrigado por nos ceder esta entrevista e tenha certeza que o Encantos Paralelos deseja muito sucesso na sua trajetória. Deixe uma mensagem para os leitores ...

Queridos leitores, eu desejo um ótimo 2014, repleto de paz e muitos livros.  Leiam muito e de tudo e incentivem outros 1000 a lerem, o leitor é o nosso alimento!
Um cordial abraço!



“O céu é logo ali” se desenvolve em um turbilhão de sentimentos, em facetas representadas por duas personagens e o que as cercam, com desejos, sonhos, lembranças, descobertas e inquietações marcando um encontro em que histórias paralelas se unem pelo mesmo ideal: liberdade! Mas, o que é a liberdade? O que aprisionava Dolores e Clarice para que o encontro pudesse salvar suas almas encarceradas? Ao adentrarmos nos mundos distintos dessas duas jovens, mergulhamos numa profusa miscigenação de anseios, lutas, estratégias de sobrevivência. A história de duas mulheres que unidas pelo destino resolvem aflorar todo fluxo de sobrevivência do "ser", do corpo, da alma, da mente, que advém quando se é permitido ser livre. Liberdade, essa, assemelhada a quem saboreia o vôo das borboletas.



Onde comprar seu exemplar de O céu é logo ali:


* Mochila Literária - Turnê de escritores nacionais, idealizada pela escritora Adriana Vargas, que percorrerá as principais capitais brasileiras entre final 2013 e início de 2014, no mês de novembro o evento passou por quatro capitais do nordeste brasileiro – Recife, Fortaleza, Aracaju e Salvador – trazendo além dos autores nacionais, vários blogs literários com o intuito de divulgar e promover o cenário literário nacional e regional. Na etapa Nordeste, o evento teve a duração de uma semana e contou, em sua programação, com um bate-papo com os autores e sessões de autógrafos, além da venda dos livros dos autores participantes. 

Super Abraço, Victor Marcos

4 comentários:

  1. Nossa, achei lindo ela comparar a sensação com a mãe que recebe o filho recém-nascido... Tão poético! Quero ler os livros dessa mulher haha.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. VICTOR PERGUNTANDO DE SEXO PRA ESCRITORA, TÔ É MORTA!
    Definitivamente você tá na categoria dos tarados hahaha!
    Eu amei a entrevista, você leva bastante jeito com isso!
    Também achei lindo ela ter comparado a publicação com a gravidez, é bem isso mesmo (tô grávida do meu filho, ele já tá com 200 páginas hahahah)
    A capa do livro dela é linda, já quero!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando essas entrevistas aqui no blog, sempre é bom saber mais das novas autoras nacionais. Desejo sucesso a autora e claro ao blog!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Adorei a entrevista, a Lilian é uma ótima escritora!!
    Adoro ela :)
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir