24 março 2014

[Formadores de Encantos] Tammy Luciano



Hoje o Formadores de Encantos é com uma autora muito querida: Tammy Luciano. Com diversos livros seu mais atual é "Claro que te amo!" publicado pelo selo Novas Páginas da Editora Novo Conceito!! Achei super divertido entrevistá-la pelo fato dela sugerir algo "Ao Vivo". Perguntava a ela pelo chat do Facebook e ela respondia na mesma hora. Enfim, vamos conferir:

Tammy Luciano é atriz, jornalista e escritora. Escreveu os livros Fernanda Vogel na Passarela da Vida, Novela de Poemas e Sou Toda Errada. Adora chocolate, madrugada, natureza, cachorros, Frida Kahlo, amor de verdade, viajar e conhecer pessoas. Além de escrever, Tammy grava os vídeos do projeto Crônica Falada (www.youtube.com/tammyluciano) e viaja o Brasil todo para encontrar leitores em livrarias e Feiras. Seu próximo livro, Garota Replay, sairá pelo selo Novo Conceito Jovem da Editora Novo Conceito.



E.P - Em poucas palavras: quem é Tammy Luciano?

Uma pessoa feliz que adora a vida quem tem hoje. E no meio disso, escritora apaixonada pelo trabalho.

E.P - Quando você percebeu que estava pronta para escrever seu primeiro livro?

Nunca. rs Nunca pensei em publicar livro. Sempre amei literatura, mas achava que minha praia seria escrever para teatro, publicar crônicas e poesias. Meu primeiro livro foi acaso do destino. Escrevi uma crônica falando da modelo Fernanda Vogel e a mãe dela me convidou para o livro. Eu achei a maior loucura do mundo. Foi a melhor loucura da minha vida. Mudei radicalmente meu mundo pessoal e hoje não imagino minha vida sem meus livros estarem nas livrarias. No meu caso, não teve planejamento, foi tudo muito surpreendente.

E.P - Qual seu primeiro livro publicado? E qual foi à sensação ao receber seu trabalho feito e pronto para ser vendido?

Fernanda Vogel na Passarela da Vida. Quando segurei o livro na mão me senti muito forte internamente. A história da Fernanda Vogel tinha a missão de transformar dor em amor. Foi bom demais perceber a aceitação do livro que recebeu apoio até da Ana Maria Braga. O livro ficou do jeito que eu queria. Minha antiga editora me tratou com muito carinho e apostou nas minhas ideias, produzindo o livro com muito capricho.

E.P - O Que foi mais difícil no começo, antes de publicar o livro, e o que é mais difícil agora para manter a carreira?

Entender o mercado. Eu não sabia nada de publicação de livro, como conquistar editora, distribuição, como o original chega até o leitor e fui passo a passo, buscando o meu espaço. Fiquei quase nove anos em editora de porte pequeno e médio até ter coragem de buscar uma grande editora. Eu nunca tive neurose para crescer na profissional, tive muita paciência, pé no chão e calma. Esperei passarem anos até me sentir forte. Isso me ajudou demais. Sou bem segura na carreira. Hoje não tenho essa preocupação de me manter. Me sinto forte e entendo que depende de mim e da minha dedicação seguir. O mais difícil hoje é manter o ritmo de trabalho, dentro da correria dos eventos, da dedicação que gosto de dar aos leitores. Minha dificuldade envolve me desafiar, sempre escrever um livro melhor do que o anterior, não deixar o trabalho cair.

E.P - Onde surge inspiração para escrever seus livros? Tem algum autor, filme, série, amigo, familiar que contribuiu para criação de suas obras?

Eu deixo fluir. Meu primeiro romance (Sou Toda Errada) foi o terceiro livro, já que o primeiro foi uma biografia (Fernanda Vogel na Passarela da Vida) e o terceiro uma coletânea de poesias (Novela de Poemas). A ideia de Sou Toda Errada surgiu da fala de um amigo que tinha tido uma ex-namorada maluca. Assim nasceu a Mila, uma ex-namorada que não aceita o fim do namoro. Em Garota Replay, eu um dia vi uma garota parecida comigo, o mesmo cabelo e a ideia surgiu. Claro Que Te Amo! tinha o tema esquizofrenia que eu queria falar. da relação entre uma mãe e uma filha que eu queria falar. Eu tento não me inspirar na vida, mas em nada específico, para jamais ficar parecido. Adoro publicar histórias que ninguém reconhece em outro lugar.

E.P - Há algum livro, além dos seus, que você tenha algum carinho especial?

Eu curto muito Sob A Luz Dos Seus Olhos da Christine M. Autora nacional maravilhosa, o livro mexeu demais comigo e eu ainda tive a sorte de depois me tornar amiga da Chris. Viramos confidentes uma da outra e eu já indicava a literatura dela antes disso. Escreve bem demais! #ficaadica

E.P - Quais seus planos para 2014?

Nossa, vários! O ano está começando com lindos momentos. Terminei a revisão do meu livro e breve mando para a editora. Esse ano quero viajar, escrever ainda mais, gravar muitos vídeos para os meus leitores e cuidar um pouquinho da vida pessoal porque ano passado eu só trabalhei. Duas coisas bacanas já aconteceram: Ganhei uma coluna no Blog do Grupo editorial Novo Conceito e agora no Carnaval sai um livro da editora com contos de escritores da editora. Um presente para a galera que ama literatura. Um projeto que adorei participar.

E.P - Você respondeu acima que acabou de revisar seu livro e mandar (erro de leitura meu) para a editora. Será que poderia adiantar um pouquinho das novidades que estão pra chegar?

Na verdade, ainda não mandei. Acho que semana que vem. Em cada livro eu tento me reinventar. Esse é meu livro mais ativo, tem uma certa aventura no final e minha protagonista é bem diferente. É história de amor, porque amo escrever a história de casais, mas tem bastante material envolvendo essa trama. Espero que o livro surpreenda meu editor e depois os meus leitores.

E.P - Partindo para o lado pessoal, quais são seus hobbies?

Eu gosto da minha vida simples e não sou de expor demais minha vida porque acho que o bacana mesmo não é a minha intimidade, mas os livros. Eu gosto de praia, teatro, sair para jantar, cinema, viajar e livros, claro! Curto muito estar com meus amigos, apesar da minha vida hoje atrapalhar demais estar perto de pessoas que adoro. Amo demais a minha família e tenho vontade de ser mamãe. Gosto de cozinhar e cuidar do meu apartamento.

E.P - Voltando para o lado pessoal, em meio a correria da vida de escritora, você consegue imaginar uma Tammy Luciano entregue a tranquilidade para cuidar de um filho? Como acha que seria essa transição?

Claro! Toda mulher tem seu relógio biológico e o meu andou dando umas despertadas. Eu hoje tenho uma vida bem organizada para ser mãe. Trabalho em casa e os únicos dias que fico fora são na época de Bienal do Rio e São Paulo que fico os dez dias no estande. Minha família diz que me dará apoio nessa época. Mas o resto do ano, meu filho será minha prioridade. Tenho certeza que esse momento me trará muitas inspirações para escrever ainda mais livros para os meus leitores.

E.P - Defina rapidamente:

Literatura – Uma paixão diária que não me cansa. Falo de Literatura boa parte do meu dia.
Amor - Precisa ser de verdade. 
Sucesso - Bom se a pessoa estiver com o pé no chão, porque pode cegar e subir até a cabeça. 
Vida – Adoro a minha e não sou de acompanhar a dos outros 
Sonho – Ser mãe 
Aventura – No livro novo tem!
O Homem – Da minha Vida. E, meu pai, que é um cara fundamental nos meus dias. 
A Mulher – Outro dia me dei conta que minha irmã, Shelly Luciano, se tornou uma adulta.

E.P - Muito obrigado Tammy por ceder a entrevista e saiba que o Encantos Paralelos deseja a você muito mais sucesso pela frente e que consiga realizar todos os seus sonhos, inclusive o de ser mamãe. Deixamos esse espaço para que possa deixar algum recadinho para nossos leitores.

Ahauahauhhh... Adorei! Mas ainda é um sonho. O foco agora é enviar o livro novo para a editora e esperar que, breve, esteja na mão de quem gosta do meu trabalho! Eu agradeço o carinho com o meu trabalho e desejo muito sucesso para o Encantos Paralelos. Adorei estar aqui! Quero deixar um beijo para os meus leitores, agradecer o carinho de sempre. Quem quiser saber mais de mim: www.tammyluciano.com.br Sejam sempre felizes!

Piera tem certeza: está cometendo a maior loucura da sua vida ao assistir, escondida, ao casamento de seu ex-noivo. Depois de seis anos de relacionamento, entrar de penetra na comemoração foi tudo que André deixou para ela. E olhar a cena não a faz feliz, mas encerra uma fase de sua vida. Hora de recomeçar. Mas como recomeçar se seu coração está cheio de dor? Envolver-se com a história de Piera é como descobrir que sempre há um lado muito bom a ser revelado… Mesmo que tudo pareça tão difícil!




Super Abraço ;)

3 comentários:

  1. Victor, adorei a entrevista da Tammy! Ela é uma fofa! Eu achava que ela só tinha um livro publicado, o "Claro que te amo!"...

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A Tammy é DIVA. Sou fã dela. Conheci na Bienal aqui do Rio, ela é super simpática, solicita e, principalmente, muito simples! Adorei a entrevista

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito dela s2 Eu li recentemente "claro que te amo" e curti bastante!
    :*
    blog-bonecadeluxo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir