26 março 2014

[Resenha] "Movimento Tropicaliano" de Balduel de Almeida




Título: Movimento Tropicaliano
Autor(a): Balduel de Almeida
Editora: Novo Século
Páginas: 142

O país Tropicália está comemorando os cinquenta anos do “Dia do Basta”, importante revolução, ocorrida no inverno de 2013, que desencadeou uma grande mudança para a população. E, para celebrar, uma das mais importantes figuras históricas foi convidada para uma entrevista no programa de TV do famoso apresentador Zé Eugênio. O Senhor Schimidt é ex-ministro da Justiça e participou ativamente daquela conturbada fase no país. Nesta bem elaborada entrevista, ele relata como o tão sonhado país se transformou após o Movimento Tropicaliano. Uma história fictícia, com nomes e personagens inexistentes, mas repleta de ideais que se confundem, e muito, com os do povo brasileiro. 

O livro faz uma analogia evidente e emocionante às típicas e incessantes reivindicações por direitos ocorridas em nosso país. A luta por justiça, por honestidade, por educação de qualidade, por saúde de qualidade foram retratadas de forma inteligente, instigante e criativa nesse livro.
Bastante esclarecedor acerca dos problemas do nosso país, e sem querer de forma alguma se posicionar de qualquer lado sobre o assunto, o autor consegue se manter absolutamente neutro enquanto nos transmite inúmeras informações e reflexões sobre a tal “revolução do tomate”.

“Caso encontre semelhanças com o Brasil, deve-se tratar de um terrível e deplorável engano...”

O livro foi escrito em forma de entrevista, no qual um jornalista faz perguntas a um grande revolucionário do ano de 2013. A história se passa cinquenta anos depois, onde Tropicália passa de um país corrupto e emergente para um país de primeiro mundo. Um livro futurista sobre uma realidade bastante conhecida por nós, brasileiros.

“Tropicália vinha crescendo, tínhamos conseguido ser escolhidos para sediar a Copa do Mundo de Pimbolim e os Jogos Olímpicos em 2016. Sim, nós éramos capazes. E então começava o planejamento mequetrefe de um banho de políticos despreparados e corruptos (...)”

Revolucionária que sou, Movimento Tropicaliano me encantou. Pequeno e fácil de entender, levei poucas horas para termina-lo. Quanto ao tema abordado, foi inevitável fazer comparações, apesar do autor deixar bem claro que não se trata do Brasil. O livro perfeito para quem gostaria de entender mais a importância das manifestações em nosso país. E nos mostra o quão importante é perguntar-se constantemente: E se, um dia, o povo de rebelasse?

Uma estrela fica comigo por um simples motivo: A democracia e a liberdade de expressão estão aí para isso, o livro seria muito mais interessante se a analogia fosse assumida.

Abraços da Amanda!

2 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Vim te fazer uma visitinha.
    Parece ser uma leitura rápida, pelo número de páginas mais muito boa.
    Vi que você gostou haha *o* eu leria
    Te espero lá no blog.
    Bjs*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  2. Olá Amanda, adoro suas resenhas pq elas realmente são muito verdadeiras!!
    Conhecendo vc como conheço imagino que Movimento Tropicaliano tenha te deixado em êxtase! Muito bom.
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir