20 abril 2014

[Resenha Dupla] "O Dia da Caça" de James Patterson



Título: O Dia da Caça
Autor(a): James Patterson
Editora: Arqueiro
Páginas : 224
Alex Cross está diante do criminoso mais cruel que já enfrentou. Quando o detetive Alex Cross é chamado para investigar um caso de assassinato, depara-se com a cena de crime mais terrível que já viu em toda a sua carreira: uma família inteira foi morta dentro de casa. Tudo fica ainda mais chocante quando ele descobre que uma das vítimas é Ellie Cox, sua ex-namorada dos tempos de faculdade. Furioso, Cross decide pegar o assassino a qualquer custo. Logo depois outro crime acontece, novamente envolvendo uma família inteira, só que dessa vez alguns membros dela estavam nos Estados Unidos e outros, na África. A investigação leva a crer que o assassino, conhecido apenas como Tiger, viajou para a Nigéria. Sem hesitar, Cross vai atrás dele. O detetive entra numa caçada implacável, numa terra sem lei. Ao chegar lá, Cross se vê diante de um terrível cenário de miséria, violência e guerra civil iminente. Sem nenhuma ajuda, ele se envolve numa luta contra a corrupção e contra uma conspiração que parece não ter fronteiras, que pode pôr em risco sua vida e a de todas as pessoas que ele ama.

Opinião do Victor Rosa


O dia da caça foi um livro que criei muita expectativa e deixou a desejar (quase virando rotina). O que realmente não me agradou foram os mistérios. Apesar de vários quebra-cabeça serem formados durante o livro nenhum foi digno de gerar curiosidade e o final foi realmente previsível.

Apesar na narrativa leve e de fácil leitura, James exagerou na velocidade da história e focou muito pouco na construção dos personagens. Como uma boa parte do livro é ambientado na África eu tinha que saber que os personagens de lá eram negros, mas em nenhum momento ele diz isso. Então você pensa: mas Victor, se tá na Africa é claro que é negro! Querido, minha mente não consegue pensar desse jeito enquanto leio!

Como disse acima, uma prova de que a narrativa é rápida são os 158 capítulos em apenas 212 páginas e conversando com alguns amigos descobri que essa é uma marca registrada do autor. Relevando o descaso com os personagens James não pecou na descrição dos cenários e fiquei muito impressionado com a diferença da vida na África para "o resto do mundo". Tudo gira em torno de suborno, propina e corrupção. O Brasil é assim? É! Mas lá é como um Brasil 100 vezes pior. Fiquei chocado.

Bem, acho que falei muito e não disse nada. Desculpa se minha resenha ficou confusa, mas estou acostumado com um estilo de resenha e quando tenho que mudar para uma resenha dupla acabo me perdendo.

Minha classificação é 3/5 Encantos pela rápida narrativa, impacto com a vida na África e o gancho no final que te faz querer ler o outro livro. Apesar do fim do caso ser previsível o James conseguiu concluir com uma certa ligação (será que é spoiller?) que me fez querer ler "Eu, Alex Cross" o mais breve possível.


Opinião do Victor Marcos


O que posso dizer quando o Rosa falou tudo? Diferente do dele, não crie expectativa para o livro, por isso considerei uma boa leitura.

O que mais me agradou foi o cenário apresentado: Africa. A guerra, a miséria e a violência mostrada constantemente. Como disse o VicRosa, não tem muitos detalhes, mas não sou muito apegado a isso.

Patterson escreveu capítulos mega curtos e narrado em primeira pessoa pelo Cross e em terceira pessoa, para entendermos o lado do assassino, com uma linguagem simples a leitura flui rapidamente.

Minha classificação é 4/5 Encantos. Uma estrela ficou comigo, pois apesar de ser um bom livro o suspense é fraco e creio que esse quesito seja fundamental para esse gênero. Queria falar mais, mas minha mente não está boa e considerando que é a minha primeira vez em resenha dupla...


“Você acha que sabe o que vai acontecer na sua vida, mas nunca sabe de verdade. E, geralmente, as surpresas não são boas."
É isso pessoal, Feliz Páscoa e um grande abraço dos Victor's :) 



4 comentários:

  1. Ah chefes, essa resenha ai não me chamou atenção! Acho que mesmo não admitindo vocês não estavam muito a fim de ler né? Rs. Enfim, eu só li um romance de James Patterson até hoje e fiquei encantada. Tenho vontade de ler os suspenses mas não são minhas prioridades ainda.
    Espero que vocês encontrem na lista quase infinita de livros escritos por JP algum que chame a atenção.

    Um beijo e um queijo pra vocês!

    ResponderExcluir
  2. Victor que pena que vc criou muita expectativa =/ geralmente quando isso acontece nossa leitura não é tão boa. Um conselho que te dou é ler cada livro como se ele fosse único e tentar tirar dele o que de melhor ele tiver. Faço isso e garanto que sempre encontro algo que me agrada, seja a ideia da história, a narrativa, a escrita do autor, algum personagem enfim sempre existe algo de bom e interessante.
    Como assim Victor, nem todos que vivem na África são negros??? Outra coisa, nem sempre o que um autor fala sobre um lugar é 100% verdade, os livros são baseados e inspirados na realidade, então essa questão das ilegalidades existe em todo mundo, esse é um mal do ser humano, infelizmente =/

    Gostei da ideia da resenha conjunta, mas quem sabe vcs poderiam começar o texto falando do enredo de forma geral e depois cada um dá sua opinião??? (é só uma sugestão ok!!!).
    Bjos queridos e ótimas leituras!!!

    Feliz dia mundial do livro \o/ Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha dupla.

    Bem, eu já li esse li, e vários outros do autor, mas esse foi o primeiro que li dele, e posso dizer que me surpreendi com a quantidade de capítulos quando fui consultar quantos tinham. Mas ao iniciar a leitura, pude ver que isso estava deixando a leitura bem dinâmica. Eu gostei bastante do livro, e dei 4 estrelas, assim como o V. Marcos.
    Mas concordo com o V. Rosa, quando ele diz que a estória acontece de maneira rápida até demais.
    Acho também que o autor poderia ter dado um maior mistério no livro, e não ter deixado tudo tão exposto.
    Apesar de tudo, é um bom livro e eu recomendo.

    Até mais,
    http://decaranasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, pessoal, tudo bom?
    Também li O Dia da Caça como vocês sabem e gostei. Entendo as ressalvas que os dois levantaram e também são minhas. Os capítulos são muito curtos e os personagens não tem muita profundidade.
    Eu também fiquei abalado com o cenário África, tudo que acontece é muito impactante.

    Ah, Victor (Rosa), essa ligação não se resolve em Eu, Alex Cross, na verdade não tem nada a ver, mas acho que no próximo - Fogo Cruzado - vai rolar esse tal reencontra, mas ainda não li esse livro. (Acho que isso não é spoiler, né, kkk)

    Abraços.

    Rogério Queiroz - Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir